Ouça um bom conselho

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 04/10/2006

Mexam-se, se quiserem viver

Recentemente revi um amigo de infância, da mesma idade que a minha. Quando completamos doze anos, ele se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Apesar de ter ido morar numa cidade litorânea, quando o encontrei, então na faixa dos 40 anos, levei um susto. Ele estava obeso, diabético, hipertenso, e com indícios de insuficiência renal. Esse encontro ocorreu uma semana após meu primo, então com 38 anos de idade, ter sofrido morte súbita, vítima de um infarto do miocárdio. Ele tinha antecedentes familiares, colesterol alto, e fumava muito. Vivia dizendo, a despeito das recomendações médicas, que não largava o cigarro porque lhe dava muito prazer e relaxamento. Acabou deixando dois filhos pequenos após ter cavado a própria cova. Além desses dois exemplos, conheço algumas pessoas, em torno de 40 anos, muito deterioradas em sua saúde e com poucas chances de uma sobrevida longa, devido a seus hábitos lastimáveis. Por outro lado, já apreciei algumas entre 70 e 80 anos em estado de saúde invejável, graças, da mesma forma, a seus hábitos saudáveis.

Nuno Cobra, treinador físico e mental, e autor do best seller "A semente da Vitória", livro que o consagrou após seu trabalho de preparação física do Ayrton Senna, afirma: "Seu corpo será no futuro o resultado do que você fizer com ele antes". Com mais de 40 anos dedicados ao processo de fazer as pessoas redescobrirem a vida, descreve, baseado em sua experiência, que mudanças nos hábitos fazem uma diferença brutal na vida.

Pesquisa recente, da Universidade de Cambridge, revelou que práticas sadias, como comer frutas e verduras e fazer atividades físicas periódicas, oferecem pelo menos mais 12 anos de vida.

Desenvolver um novo hábito, de preferência saudável, representa muitas vezes um grande desafio, principalmente para as pessoas que vivem em grandes metrópoles, como São Paulo. Os paulistanos possuem poucas opções de lazer e a rotina estressante do trabalho e do trânsito infernal são obstáculos a serem vencidos. É a mesma dificuldade de impedir que crianças ou adolescentes se alimentem no Mc Donalds, de tabagistas pararem de fumar, ou de sedentários começarem a se exercitar. Para enfrentar esse desafio, deve-se ter muita determinação, coragem, e inteligência, algo que, futuramente, além de ser muito agradável, trará um benefício inestimável e um retorno garantido desse investimento: a busca de uma vida com melhor qualidade e maior longevidade.

Abaixo, a relação de alguns hábitos que podem trazer uma vida mais saudável. Basta apenas começar e persistir:

v     Incluir frutas e verduras na alimentação.

v     Evitar alimentos com gordura saturada ou trans, açúcar refinado, farinha, e frituras.

v     Mastigar bem os alimentos.

v     Praticar uma atividade física regular pelo menos três vezes por semana.

v     Alongar bastante os músculos, principalmente pela manhã, sob o chuveiro.

v     Dormir um sono reparador, de aproximadamente oito horas.

v     Não levar a vida tão a sério.

v     Bom humor e otimismo, princi­palmente no trabalho.

v     Realização de exames periódicos baseados na individualidade.

Vale a pena lembrar: O nosso corpo vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas e ele será no futuro o que fizermos com ele no presente.

Por Robson Ferrigno, médico
Enviado por: JC
Edição: A.C.L
04.10.2006


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio