Ouça um bom conselho

Tamanho da fonte: a- A+

Publicado em: 26/10/2006

Dê exemplos !

Outro dia um colega me fez um desabafo: - "Não entendo, sou um médico bem sucedido, construi uma bela clínica, mas nenhuma das minhas  filhas escolheu a medicina como profissão. Uma é advogada, a outra é economista. E a mais nova é missionária - a estas horas está em algum país africano ! E você não imagina o quanto insisti para que viessem trabalhar comigo. "

Não é difícil imaginar a razão pela qual meu amigo, oftalmologista bem sucedido, não conseguiu estimular nenhuma das filhas a optar pela profissão médica: ele é um LAMURIANTE .

 Nunca nos encontramos, sem que ele não viesse se queixar de algo: dos impostos, dos concorrentes, da chatice dos clientes, do excesso de trabalho, do custo dos equipamentos, dos juros bancários. Entusiasmo pelo seu ofício? Isso ele nunca me demonstrou.

Com uma energia daquela o cara só poderia mesmo afugentar as filhas.

A mesma situação do meu amigo médico é vivenciada por muitos empresários e gerentes que se lamentam da falta de entusiasmo de seus funcionários.
Qual a razão que leva um funcionário a não sentir paixão pelo seu trabalho, pela sua empresa ? No começo a motivação era tão grande ! Como e porque ele ficou assim ?

Ora, aquilo que as pessoas procuram é, primeiro, um trabalho que tenha sentido; segundo, aprender e crescer; terceiro, o dinheiro. Assim, o melhor para motivar uma pessoa no trabalho é dar-lhe um objetivo. E esse objetivo não é dado com discursos, é "passado" através do exemplo, das atitudes. O querer do lider contagia, motiva os demais. Mas não basta só a energia, a vontade de fazer o trabalho bem feito. Para tanto o funcionário necessita das ferramentas culturais.
Aliás, duas palavras resumem a idéia:

QUERER e PODER . Querer é o motivacional, e Poder é o treinamento e o apoio para realizar o objetivo, o desafio.

Além disso, para liderar não é mais necessário ser um sabe-tudo, alguém perfeito. Agora um lider já pode, e deve, demonstrar que é vulneravel, que necessita de ajuda, e que sabe pedir desculpas.

JC
27.10.2006


[x] Fechar






[x] Fechar





Comentários

    Nenhum Comentário Cadastrado.

Rir é o Remédio