Óiaqui: Grupo Med Imagem inova na comunicação com funcionários

o Grupo Med Imagem criou um canal direto de comunicação entre funcionários e administradores, o ?Óiaqui?, um espaço na web onde os colaboradores têm toda a liberdade para expor suas ideias.

Tamanho da letra:
A
A
Link permanente:
   
A comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às grandes organizações, surgiu da necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentirem-se, parte dela. Para realizar esta tarefa, a ferramenta mais comum é a ouvidoria interna, um espaço no qual colaboradores expõem ideias e opiniões de maneira pública e aberta.

No entanto, o Grupo Med Imagem criou uma ferramenta diferente: um canal direto de comunicação entre funcionários e administradores, o ?Óiaqui?, um espaço na web onde os colaboradores têm toda a liberdade para pedir, reclamar, sugerir, elogiar, ou apenas expor uma opinião sobre um determinado aspecto do trabalho executado.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da empresa Múltipla, que é especializada em recrutamento, seleção e capacitação profissional, Alcilene Bevilaqua, a iniciativa é inovadora. ?Aqui na nossa empresa, não existe nenhum cliente que se comunique com seus funcionários desta forma. O que alguns utilizam é o sistema de ouvidoria?, afirma. ?Este tipo de ferramenta é interessante porque estimula o colaborador a se expressar, já que não exige identificação?, analisa.

O ?Óiaqui? nasceu de uma experiência da equipe de enfermagem do Prontomed, que criou um e-mail para este fim em cada setor do hospital: urgência, Central de Materiais, postos de enfermagem, centro cirúrgico, semi-intensiva e UTI, obtendo bons resultados na resolução de problemas.

A gerente de enfermagem do Hospital Prontomed, Clarice Brito, ressalta as melhorias que o uso da ferramenta trouxe para o serviço. ?Por meio do canal direto, nós conseguimos realizar melhorias no nosso setor, como por exemplo, no atendimento e na organização do trabalho. A praticidade da ferramenta permite que eles peçam a reposição de um material e nós solicitemos imediatamente. Isso sem falar que possibilita uma proximidade maior entre os administradores e os funcionários, já que nós não podemos estar fisicamente presentes o tempo todo?, explica. Além disto, tal canal de comunicação, por ser anônimo, permite que energias de conflito sejam aliviadas sem que o remetente se identifique, evitando que terminem por resultar em conflitos pessoais entre colegas de trabalho.

Devido ao sucesso da ferramenta, o recurso foi estendido às outras empresas do Grupo Med Imagem, para que os colaboradores possam enviar mensagens que serão remetidas à administração.  

Para dar a sua sugestão no Óiaqui, acesse o endereço: http://www.medimagem.int/ ou http://www.medimagem.com.br/oiaqui clique na opção ?Fale conosco?.


A.N.
28/09/2012

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu comentário *