Notícias

Voltar

Diabetes: endocrinologista da Humana Saúde fala sobre a doença

No Piauí cerca de 200 mil pessoas têm a doença. Metade desta última parcela vive sem saber que a possui.

14/11/2016 16:41:00

Em todo o mundo o dia 14 de novembro é lembrado como a data de conscientização sobre uma das doenças que afetam 415 milhões de pessoas: o diabetes. No Brasil os números também são preocupantes: são 14 milhões de indivíduos e no Piauí cerca de 200 mil pessoas têm a doença. Metade desta última parcela vive sem saber que a possui.

Segundo Dr. Wallace Miranda, endocrinologista do Programa Saber Viver, da Humana Saúde, o diabetes está relacionado a fatores genéticos e fatores ambientais. “Além da predisposição genética o seu estilo de vida determina o desenvolvimento da doença no organismo. Comer gordura e açúcar em excesso, ingerir bebida alcoólica e não praticar exercícios físicos podem desencadear no surgimento do diabetes”, pontua.

Além destes fatores existe uma outra parcela de indivíduos que precisa ficar atenta e ter acompanhamento clínico. “Pessoas obesas, hipertensas e com doenças crônicas necessitam ter maiores cuidados. É importante que uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo acompanhe não somente esse paciente, como também aquele que acabou de descobrir a doença”, ressalta.

Novembro Azul

A campanha #NovembroAzulDiabetes foi lançada no ano de 2007 pela International Diabetes Federation e em todo o planeta, vem para conscientizar a população mundial sobre os riscos do Diabetes. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Fonte: Agência Brasil 

A.R

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

CAPTCHA AQUI

Nossos Programas